Artigos Científicos

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Currículo Mínimo - 4º bimestre / 2011

Foco do bimestre: ROMANCE

Habilidades e Competências 

Leitura
  • Identificar foco narrativo, espaço, tempo, personagens, conflito e desfecho.
  • Utilizar pistas do texto para fazer antecipações e inferências do conteúdo.
Uso da Língua
  • Observar nexos lógicos no texto, empregando adequadamente os tempos e modos verbais.
  •  Distinguir variações nas formas de introduzir as falas dos personagens.
  • Reconhecer o discurso direto como meio de presentificar as falas.
  • Identificar o ponto de vista do narrador evidenciado na seleção dos verbos dicendi.
Produção Textual
  • Produzir resumos de romances lidos e testar sua inteligibilidade.
  • Planejar um texto narrativo mais longo, estabelecendo qual será o tema, o foco narrativo, a época, o cenário, os personagens, o conflito que os faz agir e o desenlace, respeitando a sequência temporal e observando a relação causal entre os eventos a serem narrados.

Currículo Mínimo - 3º bimestre / 2011

 Foco do bimestre: CRÔNICA, CONTO

Habilidades e Competências

 Leitura
  • Distinguir texto ficcional e não ficcional; fato e opinião.
  • Identificar as características específicas dos gêneros em questão.
  • Estabelecer relações temáticas entre textos de diferentes épocas.
  • Reconhecer estereótipos e clichês.
  • Reconhecer a importância especial do conto para os africanos, como narrativa de tradição oral preservada e transmitida às gerações pelos griots;
  • Explorar contos populares afrobrasileiros e africanos, destacando elementos que caracterizam a cultura local e elementos presentes no imaginário coletivo.
Uso da Língua
  • Reconhecer e usar a paragrafação e a pontuação adequadamente.
  • Observar nexos lógicos no texto, empregando adequadamente os tempos e modos verbais.
  • Substituir, incluir e retirar conjunções coordenativas sem alterar o sentido das sequências.
  • Ampliar frases, utilizando classes gramaticais preestabelecidas e observando a concordância .
Produção Textual
  • Planejar e produzir um texto narrativo curto, fixando claramente o tema, do foco narrativo, a época, o cenário, os personagens, o conflito que os faz agir e o desenlace, respeitando a sequência temporal e observando as relações causais que devem ser estabelecidas.
  • Usar o discurso direto e o indireto.

Currículo Mínimo - 2º bimestre / 2011

Foco do bimestre:  CARTA DO LEITOR, ARTIGO DE OPINIÃO, DEBATE REGRADO

Habilidades e Competências


Leitura

  • Reconhecer as características de textos opinativos (tese, argumento, contra-argumento, refutação).
  • Reconhecer marcas linguísticas de a adequação à situação.
  • Comparar a mesma informação, por fontes e posições diversas.
Uso da Língua
  • Apropriar-se de verbos de opinião.
  • Identificar as expressões de apelo ao interlocutor.
  • Identificar e empregar o papel argumentativo dos conectores subordinativos.
  •  Reconhecer e utilizar modalizadores discursivos.
  • Identificar o valor semântico do modo subjuntivo.
Produção Textual
  • Debater um tema polêmico com os colegas, posicionando-se criticamente.
  • Identificar argumentos favoráveis e contrários a um ponto de vista.
  •  Produzir uma carta do leitor e enviar a um jornal local.
  •  Produzir parágrafos argumentativos sobre temas da atualidade.

Curriculo Mínimo - 1º bimestre / 2011


 Foco do bimestre:  VERBETE ENCICLOPÉDICO, ARTIGO CIENTÍFICO

Habilidades e Competências

Leitura

  • Analisar as fontes de informação para avaliar a sua confiabilidade.
  • Identificar o tema, as ideias centrais e secundárias, as informações implícitas do texto.
  • Inferir o significado de uma expressão a partir do contexto.
  •  Estabelecer relações de causa/ consequência entre partes do texto e entre as informações verbais e os recursos gráficos utilizados.
Uso da Língua

  • Selecionar e pesquisar verbetes específicos sob demanda.
  • Selecionar e empregar palavras adequadas em função da finalidade e do nível de formalidade desejado.
  • Identificar as marcas linguísticas de impessoalidade e de opinião.
  •  Reconhecer as diversas formas de se estruturar o tópico frasal do parágrafo.
Produção Textual

  • Produzir esquemas contendo as informações principais do texto.
  • Produzir parágrafo sobre o tema da leitura, a partir de um tópico frasal pré-determinado.
  • Reescrever parágrafos estabelecendo novas conexões, mas garantindo a coesão e a coerência do texto criado.