Artigos Científicos

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Artigo de Opinião

“Medidas de Segurança justificam o uso de tecnologia para controlar as pessoas?”

Ainda que algumas pessoas da sociedade achem que câmeras de segurança controlam as suas vidas, tenho razões para acreditar que câmeras de segurança só ajudam a sociedade a se livrar de malfeitores que cometem crimes em estabelecimentos protegidos por câmeras de circuito interno. Os mesmos, quase sempre, são presos graças às pequenas câmeras que tanto implicam.

Um fato ocorrido no ano passado foi de um jovem homossexual que veio a ser agredido por um grupo de jovens de classe média alta com uma lâmpada fluorescente. Graças às câmeras do prédio em frente, que conseguiu captar a cena de brutalidade e de homofobia, que foi entregue a polícia, os jovens foram presos por preconceito homofóbico e agressão física e moral. Embora suas penas sejam pequenas, a auto estima do rapaz foi parcialmente recuperada.

Portanto, isso demonstra que é realmente necessário ter o controle, por exemplo, de quem entra e sai do um prédio. O uso da tecnologia, câmeras e equipamentos de segurança, não significa que as pessoas estão sendo controladas. Na rua da minha casa, por exemplo, ou na rua da casa de qualquer amigo,  eu posso andar tranqüilamente. O fato é que em locais em que há grande circulação de pessoas desconhecidas, aí se faz necessário o controle da movimentação do local, não de cada indivíduo em si, mas sim de todos os freqüentadores do local.


Aluno: Luis Felipe Correia da Silva
Turma: 901

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
Profª Janea Dias e profª Ana Inez