Artigos Científicos

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Artigo de Opinião

“Medidas de Segurança justificam o uso da tecnologia para controlar a vida das pessoas?”

Atualmente o uso de câmeras de segurança em locais públicos tem gerado polêmica. Muitos acham que estão sendo vigiados, já que, mesmo descobertos, os criminosos não ficam muito tempo na cadeia.

Por outro lado, as imagens dessas câmeras são peça chave na maioria das investigações criminais. É mais fácil solucionar um crime que foi monitorado por câmeras de segurança porque, além de mostrar o culpado, as imagens podem mostrar como o crime foi executado, as circunstâncias e até mesmo a causa do crime.

Portanto, devemos acreditar que as câmeras são estabelecidas para nossa própria segurança e não para vigiar nossos passos. E uma forma de transmitir mais segurança à sociedade seria as leis serem mais rigorosas fazendo com que os criminosos paguem, de fato,  pelos seus crimes.

Aluna: Scarlet Castro
Turma: 901





Artigo de Opinião

“Medidas de Segurança justificam o uso de tecnologia para controlar as pessoas?”

Inicialmente trataremos de um assunto que diariamente nos é útil: a tecnologia, os celulares, câmeras de segurança, computadores, entres outros. Todos esses recursos são úteis em nosso cotidiano e são, exatamente, deles que falaremos no decorrer dessa argumentação. Aliás, eu acredito que medidas de segurança justificam o uso da tecnologia para controlar as pessoas.

Sem dúvida, vivermos hoje em um mundo tecnológico não se evita, em termos de segurança, a violência, assaltos, roubos e mortes. Apesar disso, eu acredito que as câmeras de segurança ajudam na captura de bandidos e criminosos. Além disso, babás que agridem crianças também conseguem serem flagradas com essas câmeras.

Portanto, desde que não se invada a privacidade de ninguém, essa incrível tecnologia só está aí para poder nos ajudar.


Aluna: Ingrid Tenório

Artigo de Opinião

“Medidas de Segurança justificam o uso de tecnologia para controlar as pessoas?”

Ainda que algumas pessoas da sociedade achem que câmeras de segurança controlam as suas vidas, tenho razões para acreditar que câmeras de segurança só ajudam a sociedade a se livrar de malfeitores que cometem crimes em estabelecimentos protegidos por câmeras de circuito interno. Os mesmos, quase sempre, são presos graças às pequenas câmeras que tanto implicam.

Um fato ocorrido no ano passado foi de um jovem homossexual que veio a ser agredido por um grupo de jovens de classe média alta com uma lâmpada fluorescente. Graças às câmeras do prédio em frente, que conseguiu captar a cena de brutalidade e de homofobia, que foi entregue a polícia, os jovens foram presos por preconceito homofóbico e agressão física e moral. Embora suas penas sejam pequenas, a auto estima do rapaz foi parcialmente recuperada.

Portanto, isso demonstra que é realmente necessário ter o controle, por exemplo, de quem entra e sai do um prédio. O uso da tecnologia, câmeras e equipamentos de segurança, não significa que as pessoas estão sendo controladas. Na rua da minha casa, por exemplo, ou na rua da casa de qualquer amigo,  eu posso andar tranqüilamente. O fato é que em locais em que há grande circulação de pessoas desconhecidas, aí se faz necessário o controle da movimentação do local, não de cada indivíduo em si, mas sim de todos os freqüentadores do local.


Aluno: Luis Felipe Correia da Silva
Turma: 901

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Debate Regrado

O debate é um gênero argumentativo oral, o que significa que ele só se realiza em uma situação de fala e interação entre pessoas.

Por meio de argumentos, os debatedores defendem seus pontos de vista. Os assuntos debatidos são geralmente polêmicos, controversos, ou seja, geram discussão, contestação. No entanto, mesmo que uma pessoa tenha uma opinião formada sobre determinado assunto, é importante que ela respeite e considere a opinião do outro, pois, em uma sociedade democrática, as pessoas têm o direito de manifestar livremente seus pensamentos.

Os alunos no nono ano do Colégio Estadual Professora Alzira dos Santos da Silva realizaram um debate regrado com o seguinte tema: Medidas de segurança justificam o uso de tecnologia para controlar as pessoas?

O debate foi realizado no dia 30 de junho de 2011 nas turmas 901 e 902. Os debatedores representaram, e muito bem, seus respectivos grupos. São eles: Luana Sousa de Almeida Rosa, Luis Felipe Correa da Silva e Scarlet Castro da Silva Souza, (Alunos da turma 901) e Alexsander Franco Las Casas Junior, Lorhan Abreu da Silva e Joaquim Israel Roger Oliveira (Alunos da Turma 902).

O debate contribuiu para ampliar os pontos de vista dos alunos e, embora não tenhamos gravado ou transcrito as argumentações e contra-argumentações dos alunos, alguns deles produziram um artigo de opinião com o mesmo tema proposto para o referido gênero, e este será postado aqui no blog.

Enquanto isso, apreciem as fotos dos debatedores de ambas as turmas.








quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eu Sei Argumentar!

PROJETOS BIMESTRAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
ANO LETIVO DE 2011


2º BIMESTRE DE 2011 – TURMAS DO 9º ANO

Nome do Projeto:
Eu Sei Argumentar!

Coordenadora do Projeto:
Janea  Dias                                                                           
                                  
Escola onde o projeto será implementado:
C. E. Profª Alzira dos Santos da Silva

Município:                                                  
São João de Meriti                                    

Objetivo do Projeto:
Tornar mais bem conhecido dos alunos os gêneros textuais: artigo de opinião, carta do leitor e debate regrado levando-os a reconhecer as características de textos opinativos (tese, argumento, contra-argumento e refutação) e o valor de saber argumentar.

Justificativa do Projeto:
Reforçar as habilidades e competências de língua portuguesa e literatura referente ao bimestre e ao ano de escolaridade do aluno, em cumprimento às leis vigentes.

Público-Alvo:
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das turmas 901 e 902.

Detalhamento das ações:
  • Incentivar os alunos a criarem um banco de artigos de opinião e cartas de leitores retirados de jornais e revistas.
  • Selecionar alguns desses para serem trabalhados em sala de aula.
  • Identificar com os alunos os argumentos favoráveis e os contrários a um ponto de vista.
  • Criar grupos de debates (regrados) para se posicionarem em relação a um tema polêmico de conhecimento e interesse dos alunos.
Produto Final:
  1. Realização de um debate regrado, em sala de aula, cujo tema é: Medidas de segurança justificam o uso da tecnologia para controlar as pessoas?   
  2. Posteriormente, os alunos defenderão o seu ponto de vista sobre esse tema  em um artigo de opinião. (Atividade individual)
  3. Alguns dos artigos confeccionados pelos alunos serão selecionados entre eles, com a orientação da professora,  e postados no Blog das Turmas do 9º Ano.